logo de coach.png
teste richard cópia.png
simplismenteassim.jpg

Ferramentas de coach

Roda da vida

 

Uma grande parcela dos coaches conhece e utiliza a famosa “Roda da Vida“. Um dos instrumentos mais tradicionais de avaliação pessoal, é praticamente onipresente no coaching de vida. Também utilizada no coaching de carreira e em empresas sob a forma de “Roda de Competências“, é sempre uma ferramenta oportuna para iniciar um novo atendimento. Isso garante ao cliente uma visão mais sistêmica de sua vida, permitindo que leve em conta alguns dos aspectos mais relevantes e que necessitam de mais atenção. Também dá ao coach elementos importantes para serem trabalhados em sessões futuras.

 

Para quem não sabe do que estamos falando, a ferramenta funciona como um gráfico de pizza, que serve para medir o grau de satisfação de uma pessoa com cada área de sua vida. Em uma folha de papel, um círculo é fatiado em partes, que representam cada área fundamental da vida. O número de áreas pode variar conforme o modelo utilizado. Alguns dividem esse gráfico em 8 partes, outros em 10, 12 ou mais. Para a Roda da Vida são consideradas áreas como família, vida social, relacionamentos, espiritualidade, saúde, recursos financeiros e assim por diante.

 

O cliente deverá atribuir, então, um valor percentual do seu nível de satisfação com relação a cada área representada.

Esse valor deverá ser reproduzido no gráfico, preenchendo cada fatia com a quantidade especificada. Por exemplo, se o nível de satisfação com a área de finanças for de 50%, essa parte do círculo deverá ser preenchida pela metade, e isso deverá ser reproduzido em cada uma das áreas. No final do processo, coach e coachee terão uma forte representação visual de como está a vida do cliente em diferentes aspectos segundo a sua própria avaliação. No último ato, o cliente deverá eleger uma área principal, chamada de alavanca. É aquela área que, se devidamente trabalhada para ter o seu nível de satisfação aumentado, vai trazer melhorias para as outras áreas, alavancando-as também.

roda-da-vida.png